Ciências da Terra e da Vida

Biologia

Tilacóide

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 17/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Tilacóide...

Palavras chave:  biologia

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Tilacóide

Os Tilacóides são uma espécie de lamelas presentes nos cloroplastos (e também nas cianobactérias), formadas por estruturas membranosas em forma de vesícula achadata, que, dispostas umas sobre as outras constituem os grana (tilacóides dos grana) ou, quando expostas e sem empilhamento constituem os intergrana (tilacóides do estoma).

As tilacóides são constituídas por uma membrana (a membrana do tilacóide), membrana esta que cobre uma substância aquosa (o lúmen da tilacóide). É  no interior da membrana dos tilacóides que estão situados os pigmentos fotossintéticos de cor verde (clorofila e caratenóides) responsáveis pela captação da energia luminosa utilizada no processo de fotossíntese. Durante o processo de fotossíntese o lúmen é bombardeado com protões que atravessam a membrana, tornando-o este ácido até um pH 4.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia