Ciências da Terra e da Vida

Biologia

Aglutinina

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 17/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Aglutinina...

Palavras chave:  biologia

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Aglutinina

A Aglutinina é um anticorpo presente em determinados soros, susceptível de causar a aglutinação de microrganismos e dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) que contêm o aglutinogénio correspondente, protegendo assim os organismos das agressões microbianas ou parasitárias. Às aglutininas que contribuem para a defesa do organismo é dada a designação de aglutinina microbiana. Existem também as aglutininas não microbianas, as quais constituem a causa das incompatibilidades existentes entre sangues de grupos sanguíneos diferentes.

Os indivíduos com sangue tipo AB não possuem aglutininas enquanto os indivíduos com sangue tipo A possuem a aglutinina anti-B, os indivíduos com sangue tipo B possuem a aglutinina anti-A e os indivúdos com sangue tipo O possuem aglutinina Anti-A e Anti-B. É por este motivo que os indivíduos com sangue tipo AB são considerados receptores universais, enquanto indivíduos do grupo O são considerados doadores universais.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia