Ciências Médicas

Medicina

Autismo

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Autismo...

Palavras chave:  medicina

Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.

 

Conceito de Autismo

O Autismo é uma perturbação psicológica grave caracterizada pelo facto de toda a vivência do indivíduo estar centrada nele mesmo, apresentando uma indiferença aparente para com a realidade que o rodeia, observando-se com maior frequência em crianças com idade inferior a três anos de idade. Uma criança autista não responde ao contacto humano, apresenta um défice de desenvolvimento da linguagem (por vezes são mesmo mudas), aparenta repulsa perante o contacto físico e reagem com ira a alterações no seu ambiente físico.

As causas para o autismo são desconhecidas, sendo por vezes associado a infecções virais durante a gestação (rubéola congénita, doença de inclusão citomegálica,...), fenilcetonúria, falta de oxigénio no nascimento, etc.

Os principais sintomas do autismo incluem o evitar o contacto visual, ausência de resposta a gestos de afecto, aparente insensibilidade à dor, ligação excessiva a objectos familiares, entre outras.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia