Estou aqui: Ciências Exatas » Química

 
Ciências Exatas

Química

Efeito Tyndall

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação e explicação do efeito Tyndall acerca da difracção da luz quando atravessa uma solução coloidal...

Palavras chave:  química

 

Conceito de Efeito Tyndall

O Efeito Tyndall consiste na difracção dos raios luminosos que passam através de uma solução coloidal, devido ao facto de o diâmetro médio das partículas dispersas ser maior do que o comprimento de onda dos raios. Tal faz com que um feixe de raios luminosos seja visível para um observador situado numa direcção perpendicular à propagação dos raios luminosos. Contudo, o feixe de raios luminosos é invisível, a partir de qualquer posição em que se encontre o observador, se este passa através de uma solução verdadeira ou de um líquido puro, pois o diâmetro médio das partículas é menor do que o comprimento de onda dos raios.

É algo semelhante ao efeito Tyndall que explica que o pó de uma divisão iluminada seja invisível tornando-se visível numa divisão semi-escura na qual penetra um feixe de luz solar. Tal acontece porque as partículas de pó difractam os raios luminosos aparecendo como pequenos pontos brilhantes.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia