Estou aqui: Física e Astronomia

Ciências Exatas

Física e Astronomia

Campo Gravitacional

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Campo Gravitacional...

Palavras chave:  física, astronomia

 

Conceito de Campo Gravitacional

A expressão campo gravitacional designa um campo vectorial existente numa região do espaço onde se fazem sentir as acções gravíticas de um objecto com massa gravitacional. A massa gravitacional é, portanto, a fonte do campo gravitacional que se faz sentir em qualquer outra massa gravitacional pontual (a massa do corpo de prova) que nele se coloque e equivale ao próprio peso do corpo de prova na posição em que se encontre no campo gravitacional. A intensidade que é exercida em cada ponto do campo gravitacional depende positivamente da massa gravitacional e negativamente da distância ao objecto e é dada pela Lei Gravitação Universal de Newton, a qual se traduz pela seguinte equação:

g = G.M / d2

em que g é a intensidade de força, G a constante de gravitação universal de Newton (G = 6,67 . 10-11 N . m² / Kg²), M a massa gravitacional do objecto e d a distância ao centro desse objecto. De referir que esta intensidade do campo gravitacional é independente do corpo de prova.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia