Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Ex-works

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Ex-works...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Ex-works

A expressão inglesa Ex-Works é utilizada no comércio entre empresas e designa 'preço à saída de fábrica'. Tal significa que o valor facturado pelo vendedor apenas inclui os custos até à saída da fábrica ou do armazém do próprio vendedor, sendo todos os custos a partir daí (como por exemplo os custos associados ao transporte) um encargo do comprador. Esta forma de contrato de venda é a que representa menos encargos para o vendedor e, obviamente, os maiores encargos para o comprador.

De referir que no Brasil esta modalidade de contrato de venda não é permitida dado que a lei brasileira estabelece que, em termos gerais, os encargos com o despacho da mercadoria devem ser da responsabilidade do vendedor.

A expressão Ex-Works (e a sua sigla EXW) faz parte do conjunto de termos utilizados no comércio internacional (os chamados incoterms) e normalizados pela convenção da ONU para contratos de comércio internacional de bens.

 

Traduzido para inglês por Susana Saraiva, especialista em traduções Português-Inglês e Inglês-Português. Contacto: spams@sapo.pt

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia