Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Experiências de Asch

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação das experiências de Asch: em que consistem as experiências e quais as suas principais conclusões...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Experiências de Asch

As Experiências de Asch, desenvolvidas por Solomon Asch, consistem numa reunião com grupos de sete ou oito pessoas aos quais são mostrados dois cartões. Um dos cartões tem apenas uma linha e o outro três linhas, cada um com comprimento diferente. O objectivo é cada grupo identificar qual das três linhas tem um comprimento igual ao linha do primeiro cartão. O comprimento das linhas era tal que a resposta correcta era muito óbvia e em condições normais todas as pessoas conseguem acertar. Contudo, nestas experiências todas as pessoas estavam coniventes com o responsável da experiência excepto um e era este que verdadeiramente estava a ser objecto da experiência. Em cada experiência essa pessoa era sempre a última a indicar qual a linha cujo comprimento coincidia com o comprimento da linha do primeiro cartão. Quanto aos restantes elementos, um a um, todos davam a resposta errada. Em cerca de 35% dos casos a pessoa alvo da experiência concordava com o resto do grupo embora a resposta estivesse claramente errada. As Experiências de Asch comprovam assim que as pressões sobre a concordância com o grupo pode levar o indivíduo a fazer escolhas erradas de forma a sentir-se integrado.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia