Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Estrutura Matricial

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: presentação do conceito e das principais características da estrutura matricial. Principais vantagens e desvantagens deste tipo de estrutura organizacional...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Estrutura Matricial

A Estrutura Matricial é um tipo específico de estrutura organizacional que procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas. Para isso, a par da divisão da organização por projectos, grupos de clientes ou unidades de produção, são designados os chamados chefes de projecto, dependentes de um director de chefes de projecto. Para cada um dos projectos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projecto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando).

As principais vantagens deste tipo de estrutura são a grande orientação para os resultados, mantendo a identificação por especialidade.

Como principais desvantagens destacam-se a possibilidade de conflitos entre os diversos comandos, obrigando a uma permanente comunicação com os gestores de topo.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia