Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Custos Variáveis

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: O que são os custos variáveis; exemplos de custos variáveis; custos variáveis vs custos fixos...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Custos Variáveis

Os custos variáveis são os custos de uma entidade que variam directamente com o seu volume de actividade. Por exemplo, os custos com matérias-primas variam directamente com o número de unidades produzidas, sendo, por isso, um dos custos variáveis mais fáceis de compreender e identificar. Contudo, existem muitos outros custos que variam directamente com o volume de actividade sendo exemplos as comissões e outros custos de venda, os custos com transportes de mercadorias, custos com energia consumida no processo produtivo, etc.

Sendo proporcional ao volume de actividade, os custos variáveis aumentam quando actividade aumenta e descem quando a actividade cai, mantendo relativamente estável os custos médios de produção. Por este motivo, as empresas procuram geralmente transformar alguns dos seus custos fixos em custos variáveis, flexibilizando assim os custos em períodos de menor actividade. Tal pode ser conseguido, por exemplo, através do recurso ao exterior (outsourcing) para a execução de determinadas actividades.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia