Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

CAPEX

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de CAPEX...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de CAPEX

CAPEX é a sigla da expressão inglesa Capital Expenditure (em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital) e que designa o montante de dinheiro dispendido na aquisição (ou introdução de melhorias) de bens de capital de uma determinada empresa. O CAPEX é, portanto,  o montante de investimentos realizados em equipamentos e instalações de forma a manter a produção de um produto ou serviço ou para manter em funcionamento um negócio ou um determinado sistema. Por oposição, o OPEX, refere-se ao custo associado à manutenção dos equipamentos e aos gastos de consumíveis e outras despesas operacionais, necessários à produção e à manutenção em funcionamento do negócio ou sistema. Por exemplo, a aquisição de uma máquina é CAPEX, enquanto os custos com a sua manutenção é OPEX.

Muitas vezes, e por motivos diversos, as empresas vêem-se na necessidade de trocar CAPEX por OPEX e vice-versa. Uma forma de reduzir o CAPEX por contrapartida de OPEX é o recurso ao outsourcing e ao aluguer de equipamentos e instalações. As vantagens mais evidentes desta troca é o aumento na flexibilidade dos custos e a redução das necessidades de financiamento (que agora ficam mais diluídas no tempo). Uma desvantagem poderá ser o aumento dos custos.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia