Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Cadeia de Valores

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Cadeia de Valores...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Cadeia de Valores

A Cadeia de Valores é um modelo desenvolvido por Michael E. Porter e que representa o conjunto das actividades desenvolvidas por uma empresa e que vão desde a investigação e desenvolvimento ao serviço pós-venda. Este modelo constitui um instrumento essencial para analisar as vantagens competitivas da empresa e para a ajudar a encontrar formas de intensificar essas mesmas vantagens competitivas.

Segundo Michael E. Porter, a cadeia de valores é constituída por actividades primárias (logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas e serviço pós-venda) e por actividades de apoio (aquisição dos inputs, investigação e desenvolvimento para aperfeiçoamento do produto e/ou do processo produtivo, gestão de recursos humanos e a infra-estrutura da empresa que é composta pela gestão geral, finanças e contabilidade, planeamento, etc.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia