Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

AAA (Notação de Rating)

Autor: Equipa knoow.net

 

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de AAA no âmbito das notações de rating atribuídas pelas agências de rating...

Palavras chave:  economia

 

Conceito de AAA (Notação de Rating)

No âmbito da notação de rating, AAA corresponde à qualidade máxima atribuída a títulos mobiliários emitidos por empresas e outras instituições e até mesmo aos títulos de dívida emitidos pelos países (a chamada dívida soberana). Um título a que seja atribuída a notação AAA significa que as agências de rating o consideram muito seguro, e que o seu emitente tem uma excepcional capacidade para honrar os seus compromissos, sendo o risco de investimento nesse título praticamente inexistente.

Enquanto as a Agências Standard & Poors e a Fitch Ratings usam a nomeclatura AAA, para o mesmo nível de risco a Moody usa a nomenclatura Aaa. Após o AAA existem diversos outros níveis de risco, cujas notações variam consoante a agência de rating.

 

Knoow Explica

Quando um determinado título emitido por uma instituição obtém um rating AAA, o mercado tem tendência a exigir um prémio de risco inferior, pois sente-se mais seguro relativamente a esse título, levando a uma maior procura do título e à prática de taxas de juro inferiores (no caso de títulos de dívida como as obrigações) ou a preços superiores (no caso de títulos representativos de capital como a ações).

 

Este termo está a ser comentado no nosso blog
Participar na discussão

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia