Ciênc. Econ. e Empresariais

Contabilidade

Política Contabilística

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Política Contabilística...

Palavras chave:  contabilidade, ciências contábeis

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Política Contabilística

De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC), as políticas contabilísticas são os princípios, bases, convenções, regras e práticas específicos aplicados por uma entidade na preparação e na apresentação de demonstrações financeiras.

Cada entidade deve seleccionar e aplicar as suas políticas contabilísticas consistentemente para transacções semelhantes, outros acontecimentos e condições, a menos que uma Norma ou Interpretação especificamente exija ou permita a categorização de itens para os quais possam ser apropriadas diferentes políticas. Se uma Norma ou Interpretação exigir ou permitir tal categorização, uma política contabilística apropriada deve ser seleccionada e
aplicada consistentemente a cada categoria.

As NIC definem também em que consiste uma alteração na estimativa contabilística, definindo-a com um ajustamento na quantia escriturada de um activo ou de um passivo, ou a quantia do consumo periódico de um activo, que resulta da avaliação do presente estado dos, e obrigações e benefícios futuros esperados associados aos, activos e passivos. As alterações nas estimativas contabilísticas resultam de nova informação ou novos desenvolvimentos e, em conformidade, não são correcções de erros.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia